Data

Martín Benavides, ex-ministro da Educação do Peru, é o novo diretor do IIPE UNESCO em nível global.
O Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO (IIPE) nomeou Martín Benavides como seu novo Diretor.
Martín Benavides dando la bienvenida al personal del IIPE el 22 de marzo de 2023.

O Dr. Martin Benavides é sociólogo e foi Ministro da Educação do Peru no início da pandemia da covid-19, entre fevereiro e novembro de 2020. Nessa posição, elaborou a estratégia nacional de educação à distância, enquanto supervisionava todos os níveis do sistema educacional, desde a educação infantil até o ensino superior.

Como Diretor do IIPE, Benavides assumirá a direção estratégica do Instituto, que em 2023 marcará seis décadas de apoio aos Estados-membros da UNESCO no planejamento e gestão de seus sistemas educacionais.

Em sua nova função, Benavides supervisionará a oferta de desenvolvimento de capacidades do IIPE, que inclui uma oferta dinâmica e multilíngue de formação, produção e mobilização de conhecimentos e cooperação técnica para os países através de seus três escritórios em Buenos AiresDakar París.

“Hoje, sabemos que o planejamento vai além da mera elaboração, implementação ou avaliação de políticas. Refletiremos sobre isso e apresentaremos novas idéias sobre planejamento educacional a nossos parceiros e governos. Isso é crucial para enfrentar os desafios da era posterior ao covid-19."

Martín Benavides, Diretor do IIPE UNESCO

"Em nome do Conselho de Administração do IIPE, tenho o prazer de receber o Dr. Martín Benavides neste momento transformador para a educação", disse José Weinstein, presidente do Conselho de Administração do IIPE. "Como ex-ministro da Educação e sociólogo peruano, o Dr. Benavides traz não somente um grande conhecimento, mas também a liderança e a visão para impulsionar o IIPE em sua importante missão de apoiar o desenvolvimento da capacidade dos atores da educação em todo o mundo", acrescentou.

Antes de entrar no IIPE, Benavides foi diretor do Observatório de Educação Superior e, desde 2018, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Anteriormente, fazia parte do Grupo de Análise para o Desenvolvimento (GRADE) do Peru, onde foi primeiro Pesquisador e depois Diretor Executivo, de 2008 a 2018.

De 2015 a 2018, foi membro do Conselho Diretor da Superintendência Nacional de Educação Superior Universitária (SUNEDU) do Peru, e de 2018 a 2020 foi superintendente dessa agência e liderou a implementação da reforma universitária do país. 

Benavides publicou inúmeros artigos sobre a sociologia da educação, política educacional e questões relacionadas com estratificação social, classe social, desigualdade e juventude. Também foi pesquisador visitante e bolsista do Centro de Estudos sobre População, Emprego e Desenvolvimento (CEPED) e do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais da Universidade de Stanford.  

Possui doutorado em sociologia e mestrado em política educacional pela Pennsylvania State University, e licenciatura em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. 

Últimas publicações