Data

O IIPE UNESCO participou do XIII Congresso Nacional: Século XXI, Educação e Ceibal
No evento realizado no Uruguai, Fernando Salvatierra, Especialista do Programa TIC do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO, compartilhou uma visão regional das políticas digitais na educação.
Fernando Salvatierra expone en un evento organizado por Ceibal en Uruguay

© ANEP

O décimo terceiro Congresso Nacional: Século XXI, Educação e Ceibal foi realizado em Montevidéu, Uruguai, nos dias 7 e 8 de novembro. Essa edição do evento foi intitulada "Competências digitais: práticas educacionais como chave da transformação", e foi transmitida por streaming na Antel TV e através do canal Youtube do Departamento de Tecnologias Educacionais Aplicadas e Virtualidade.

Durante o segundo dia do evento, o Especialista do Programa TIC analisou as principais conclusões de um estudo recente do IIPE UNESCO e do UNICEF sobre políticas digitais em educação na América Latina.

 

 

Em sua introdução, Fernando Salvatierra destacou que a região vem sofrendo há anos de um declínio no progresso educacional e enfatizou a relevância do estudo ao pensar em políticas de educação digital para melhorar a qualidade da aprendizagem na América Latina e no Caribe. A pesquisa, realizada na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai, "teve o objetivo de pensar sobre as trajetórias de cada um dos países e suas respostas à crise educacional da pandemia", explicou Salvatierra.

 

“O que vemos é uma grande preocupação a nível regional sobre o quanto estamos longe de alcançar um acesso equitativo a uma educação de qualidade”.

Fernando Salvatierra, Especialista do Programa TIC do IIPE UNESCO.

Por outro lado, sua apresentação destacou o papel significativo da tecnologia no cenário de confinamento gerado pela covid-19, bem como as tendências emergentes nesse contexto. O especialista em política educacional explicou a necessidade de construir Estados que trabalhem para garantir o acesso comum à aprendizagem, e assinalou que embora a região esteja promovendo medidas de melhoria há muitos anos, não estão sendo observadas mudanças tão profundas para superar a crise da aprendizagem.

Ao encerrar o evento, Salvatierra lembrou que é essencial pensar nas equipes docentes e em todas as engrenagens do sistema educacional ao criar novas políticas digitais, e destacou a disposição dos presentes para colaborar no debate em prol de uma educação mais abrangente e sustentável.

Últimas publicações