Data

Uma conversa sobre os SIGEd: quais são os usos das informações na região?
Especialistas em política educacional e autoridades governamentais da América Latina e do Caribe participaram de um evento exclusivo da RED para discutir o uso de dados dos Sistemas de Informação de Gestão Educacional (SIGEd).
Uso de dados para o planejamento educacional

© Shutterstock

O Diálogo Técnico Regional (DTR) "Os usos da informação produzida pelos SIGEd na região" aconteceu em 26 de outubro e foi organizado pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da UNESCO e pelo Escritório Regional de Educação da UNESCO na América Latina e no Caribe (OREALC/UNESCO Santiago).

Este DTR, do qual participaram funcionários da educação de 14 países (Angola, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), teve o objetivo de apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida pelo IIPE UNESCO, intitulada "Os usos dos dados dos SIGEd para o planejamento educacional na América Latina".

 

 

Além disso, o evento promoveu um espaço de intercâmbio entre a equipe de pesquisa do estudo, os membros da Rede de Especialistas em Política Educacional e a Comunidade de Especialistas em Dados para Planejamento Educacional.

“Os sistemas de informação precisam ser fortalecidos, o que, por sua vez, fortalecerá a gestão e o planejamento de políticas.”

Martín Scasso (OREALC/UNESCO Santiago)

O encontro foi moderado por Natalia Fernández Laya (IIPE UNESCO) e Martín Scasso (OREALC/UNESCO Santiago), e incluiu apresentações de Nancy Montes, principal pesquisadora do estudo, e dos especialistas encarregados dos estudos de caso no Brasil e na Colômbia, Myriam Siqueira da Cunha e Ana Zoraida Quintana Gómez.

“É um prazer para o IIPE que mais de 50 funcionários de 14 países tenham se juntado a nós para este evento.”

Natalia Fernández Laya (IIPE UNESCO)

O tema foi abordado a partir de três aspectos principais. Em primeiro lugar, o objetivo era identificar os tipos de usos que os Ministérios da Educação da região têm feito das informações produzidas pelos SIGEd. Ao mesmo tempo, os peritos tentaram identificar os fatores que facilitam e dificultam o uso desses dados para o planejamento de políticas educacionais. Finalmente, eles compilaram as recomendações que emergiram do estudo para fortalecer seus usos futuros.
 

Últimas publicações