Data

Candidaturas abertas para formação em planejamento e gestão educacional durante 2023
O Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO abriu o período de candidatura para seus cursos e programas regulares.
Formação 2023

A fim de responder aos desafios de planejamento e gestão educacional na região, o IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina e o Caribe (ALC), anunciou sua oferta formativa para 2023 e abriu o período de candidatura para as pessoas que desejam participar. 

Essas propostas de formação online são dirigidas aos profissionais da região que trabalham nas áreas de planejamento, avaliação, desenvolvimento e/ou implementação de projetos e políticas em diferentes ambientes educacionais, tanto governamentais quanto não governamentais.

Em 2023, a oferta regular de formação do escritório consiste em um programa e três cursos, que serão ministrados online através do Campus Global e abordarão questões críticas de planejamento na região. Através de um formulário simples, os interessados podem se candidatar ao programa e/ou curso de sua escolha.
 

Programa regional de formação: Planejamento e gestão de políticas educacionais

Esse programa é organizado em quatro cursos que abordam os principais núcleos conceituais e práticos de planejamento, análise, desenho e avaliação de políticas públicas na educação. Até 2022, mais de 600 profissionais da área da políticas educacionais da América Latina e dos países africanos de língua espanhola e portuguesa já se formaram nesse programa.

Curso: O uso da informação para planejamento educacional

Esse curso, organizado conjuntamente pelo IIPE UNESCO e OREALC/UNESCO Santiago, visa fornecer um conjunto de ferramentas conceituais e práticas para fortalecer o uso de informações estatísticas no planejamento de sistemas educacionais, expandindo as possibilidades oferecidas pelas principais fontes de dados disponíveis no processo de tomada de decisões.

Curso: Planejamento educacional sensível a crises

O curso visa fortalecer os processos de planejamento e gestão das políticas educacionais em situações de crise nos países da região. Por meio dessa formação, são fornecidos conceitos, ferramentas e estratégias para a prevenção, preparação e mitigação dos efeitos das crises nos sistemas educacionais.

Curso: Igualdade de gênero no planejamento educacional

Esse curso visa promover o conhecimento e a compreensão de questões relacionadas com a igualdade de gênero na educação, a fim de promover a incorporação de uma perspectiva de gênero no planejamento de políticas educacionais.


✚ o IIPE UNESCO vem formando equipes governamentais globalmente há 60 anos, e conta com 25 anos de experiência na região. Para saber mais sobre a Formação no Escritório para a ALC do IIPE UNESCO, clique neste link.

Últimas publicações