PROGRAMA REGIONAL DE FORMAÇÃO

Planejamento e gestão de políticas educacionais

O Programa regional de formação: Planejamento e gestão de políticas educacionais tem sido oferecido anualmente desde a criação do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO. Até o momento, mais de 600 profissionais da área da política educacional da região participaram dessa formação. 

Esta formação pretende capacitar seus participantes a:

› Contextualizar o planejamento educacional na região no âmbito das metas do ODS 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

› Identificar questões prioritárias de política educacional na agenda pública regional.

› Selecionar e interpretar indicadores educacionais para informar a tomada de decisões e desenvolver um diagnóstico do setor educacional.

› Formular uma estratégia de intervenção e planejamento de ações concretas de uma política e/ou programa educacional. 

› Elaborar projetos de avaliação de políticas e/ou programas educacionais de uma perspectiva integral, como um elemento inseparável de planejamento e gestão.

› Analisar o funcionamento das instituições educacionais em relação à viabilidade de implementação de políticas e/ou programas.

Profissionais que trabalham no setor público nas áreas de planejamento, implementação e/ou avaliação de programas, planos e políticas educacionais.

A formação se dá principalmente através da sala de aula virtual, que dispõe de recursos que favorecem processos de aprendizagem autônomos e a reflexão em grupo através do intercâmbio de saberes e experiências.

As pessoas participantes contam com o apoio permanente de uma tutoria acadêmica que acompanha, orienta, avalia e dá feedback sobre os processos de aprendizagem e a elaboração do trabalho solicitado.

Haverá também algumas reuniões sincrônicas durante o curso: reuniões de tutoria, workshops e/ou eventos especiais com a participação de especialistas reconhecidos internacionalmente.

O programa é organizado em 4 cursos que abordam os principais núcleos conceituais e práticos do planejamento, análise, desenho e avaliação de políticas públicas na educação.

› Curso 1: Marco geral do planejamento da educação e Agenda 2030
Com base nos compromissos assumidos no ODS 4 e na Agenda Educação 2030, são apresentados os processos educacionais em que o planejamento de políticas públicas funciona na América Latina. Os desafios enfrentados pelos sistemas educacionais da região são identificados, especialmente levando em conta o novo contexto imposto pela pandemia.

› Curso 2: Definição do objeto de planejamento. Diferentes tópicos de política educacional
Este curso apresenta e analisa os temas atuais e prioritários para o planejamento de políticas educacionais, tais como: Educação e Cuidados da Primeira Infância (ECPI); acompanhamento das trajetórias e educação básica; educação rural; educação secundária; educação superior; Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP); políticas docentes; e políticas digitais. Esse curso conta com a participação de especialistas reconhecidos em cada uma dessas áreas, que apresentam análises e experiências nacionais e regionais relevantes.

› Curso 3: Diagnóstico, análise situacional e formulação de políticas educacionais
O curso fornece ferramentas para diagnóstico e análise situacional, reconhecendo a importância de desenvolver políticas públicas informadas. Também se trabalha no desenho de uma estratégia de intervenção e na programação de ações que farão parte da formulação da proposta de política educacional no trabalho de conclusão do programa (TCP).

›  Curso 4: Acompanhamento da implementação e avaliação de planos e programas educacionais
Este último curso é integrador e se baseia no trabalho feito nos cursos anteriores. Incorpora elementos conceituais e ferramentas operacionais para acompanhar a implementação e avaliação das propostas de política educacional trabalhadas no âmbito do TCP.

Para obter a certificação, é necessário completar os quatro cursos virtuais, o que implica tanto a participação nas atividades obrigatórias quanto a aprovação das respectivas tarefas finais. Além disso, é necessária a aprovação de um trabalho de conclusão do programa (TCP).

O TCP consiste na elaboração de uma proposta de política ou programa educacional para uma área geográfica específica, campo, nível e/ou modalidade educacional. O trabalho inclui o desenvolvimento da análise situacional, a estratégia a ser implementada e uma programação preliminar das atividades.

Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express etc.), por meio do sistema PayPal.

Transferência ou depósito bancário.

Consultas de valores, descontos especiais e pagamento em parcelas: formacion@iiep.unesco.org.