Data

Camboja: "A educação é a maior força para reduzir a desigualdade"
No Dia Internacional da Educação, o IIPE UNESCO dialogou com responsáveis pelo planejamento e pela tomada de decisões em matéria de educação, a fim de conhecer suas prioridades na corrida para 2030.
Sivutha Onn, Diretor de Planejamento, Ministério da Educação, Juventude e Esporte, Camboja.

Sivutha Onn, Diretor de Planejamento, Ministério da Educação, Juventude e Esporte, Camboja.

Sivutha Onn é Diretor de Planejamento no Ministério da Educação, Juventude e Esporte do Camboja. Reflete sobre esse dia importante, depois de uma década de cooperação entre seu país e o IIPE UNESCO. 

O Dia Internacional da Educação é importante porque cada vez que elevamos o perfil da educação como força motriz do desenvolvimento, mais tomadores de decisão entendem a prioridade da educação. Quando pensamos no tipo de sociedade em que queremos viver, podemos ver uma sociedade onde todos podem ler, escrever e contar e onde as oportunidades criadas pela educação geram inovação, desenvolvimento e pensamento independente.

Como planejador da educação, me asseguro de que continuemos a desenvolver a qualidade do sistema educacional e de que nossos planos também evoluam para que todas as nossas crianças tenham oportunidades de aprender.

Temos que planejar para que o que os estudantes aprendem seja relevante e lhes permita ter oportunidades no mundo do século XXI.

Sivutha Onn, Diretor de Planejamento, Ministério da Educação, Juventude e Esporte, Camboja.

Nosso trabalho sobre escolas, professores e reforma da gestão educacional deve ser desenvolvido de acordo com um modelo sustentável e progressivo, que considere o impacto a longo prazo da educação. Estamos melhorando nossa análise dos sistemas existentes, usando dados e evidências para planejar, e projetando metas de longo prazo a serem alcançadas por etapas. Quando olhamos para sistemas educacionais desenvolvidos, podemos ver que o desenvolvimento da educação leva tempo e muitos pequenos passos; planejar uma abordagem clara e coerente da educação é a chave para conseguir isso.

O mundo precisa investir na educação porque ela é o único caminho para o desenvolvimento sustentável. Todas as outras prioridades de desenvolvimento - economia, saúde, subsistência, mudanças climáticas, etc. - dependem do que fazemos. O mundo precisa de pessoas formadas para fazer novos trabalhos, para fazê-los bem e com as competências necessárias.

Não há desenvolvimento sem educação, e a educação é a maior força para reduzir as desigualdades. Além disso, a educação é algo que se transmite de geração em geração: crianças educadas se tornam pais educados, cujos filhos superam o aprendizado de seus pais, e assim continua através das gerações.

Últimas publicações