Data

A importância da igualdade de gênero no planejamento educacional
Por que é essencial incluir uma perspectiva de gênero no planejamento educacional?
La importancia de la igualdad de género en el planeamiento educativo

A educação é um direito humano que dá poder aos outros e é fundamental para que as pessoas possam moldar suas vidas da maneira que quiserem, além de ser a base para um mundo pacífico, próspero e sustentável. Nesse sentido, o direito à educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as pessoas, sem exceção, é uma das principais prioridades da UNESCO. Mas isso não pode ser alcançado sem abordar a disparidade de gênero presente na América Latina e no Caribe (ALC).

Por esse motivo, o planejamento e a implementação de políticas educacionais sensíveis ao gênero são necessários para garantir que todas as pessoas, independentemente do gênero ou da orientação sexual, tenham acesso à educação sem barreiras ou obstáculos.

“O mundo tem 750 milhões de pessoas adultas analfabetas. Quando nos aprofundamos nesses números, vemos que 2 em cada 3 são mulheres. Isso significa que há 500 milhões de mulheres que não sabem ler nem escrever.”

-Mariana Braga, Oficial de Programa, Setor de Educação, UNESCO Brasil

Foi realizado sob essas premissas o webinar "Que saiba costurar, que saiba bordar: por que incluir a perspectiva de gênero no planejamento educacional", organizado pelo IIPE UNESCO, Escritório para ALC. O evento teve como objetivo refletir e discutir a importância e o papel de liderança das políticas educacionais na promoção da igualdade de gênero. Especialistas, profissionais do setor educacional e ex-participantes de formações do IIPE UNESCO trocaram experiências e conhecimentos com o objetivo de fortalecer os sistemas educacionais da região.

“É importante que as pessoas que trabalham nos ministérios da educação estejam muito bem preparadas para realizar reformas que cheguem à sala de aula e mudem as práticas.”

-Beatriz Pont, Chefe Global de Prática de Formação do IIPE UNESCO

A Agenda 2030, à qual mais de 180 países aderiram, conclama os Estados a "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas". O IIPE UNESCO está comprometido com essa meta e, portanto, continua sua missão de acompanhar as equipes governamentais no aprimoramento de seus conhecimentos e habilidades para desenvolver políticas que promovam a igualdade.

Nesse sentido, o Escritório para ALC do IIPE UNESCO abriu inscrições para a primeira edição do curso Igualdade de Gênero no Planejamento Educacional, uma oportunidade de formação para profissionais que trabalham no serviço público na área da educação, concebida para fornecer ferramentas e soluções para questões de gênero no sistema educacional e para alcançar a igualdade na e por meio da educação.

O curso é oferecido pelo Campus Global do IIPE UNESCO com tutoria acadêmica permanente e supervisão de especialistas regionais e internacionais. Tem duração de 15 semanas e começa na terça-feira, 4 de julho de 2023. A candidatura pode ser feita aqui até terça-feira, 20 de junho de 2023, inclusive.

“Não podemos desistir do objetivo de igualdade de oportunidades e escolhas para todas as pessoas."

-Mariana Clucellas, Coordenadora de Formação do IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina e o Caribe

Últimas publicações