Data

O que sabemos sobre os impactos da covid-19 na educação?
Em um webinar organizado por OREALC/UNESCO Santiago e IIPE UNESCO, vários especialistas refletiram sobre como a pandemia afetou os sistemas educacionais em nossa região.
Webinar realizado por OREALC/UNESCO Santiago y el IIPE UNESCO.

 

A suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia de covid-19, forçou os sistemas educacionais da região a oferecerem modelos de continuidade de aprendizagem através de formatos remotos. No entanto, as oportunidades de acesso não eram iguais para o conjunto de estudantes.

Numa pesquisa realizada por UNESCO, UNICEF, Banco Mundial e OCDE durante 2021, 79% dos países da região afirmaram que as propostas de ensino à distância não haviam chegado a totalidade de estudantes primários e secundários e 17% indicaram que pelo menos um em cada quatro havia sido excluído.

Por um lado, o planejamento do ensino à distância deixou um grupo da população com pouca vinculação à aprendizagem organizada, afetando a qualidade e o alcance das propostas educacionais. Por outro lado, a crise atingiu mais duramente os estudantes mais vulneráveis e marginalizados: as condições desiguais de acesso às tecnologias e as propostas de ensino de qualidade aprofundaram as lacunas pré-existentes, aumentando as diferenças.

Dada essa situação, estratégias eficazes devem ser desenvolvidas para responder à crise educacional após a pandemia. Essas estratégias exigem informações precisas, atualizadas e relevantes para compreender a magnitude do retrocesso, as principais dimensões atingidas e as populações mais afetadas.

 

Este webinar, realizado el 30 de noviembre 2022 a las 11 h (GMT-3), propuso entablar un espacio de intercambio entre especialistas de la región, con los objetivos de conocer los principales datos nacionales disponibles sobre los impactos de la pandemia, reflexionar sobre sus marcos de interpretación, y compartir experiencias destacadas de países que se esforzaron por realizar mediciones educativas durante la pandemia.

 

 

Esse webinar, realizado no dia 30 de novembro de 2022, visava proporcionar um espaço de intercâmbio entre especialistas da região, com o objetivo de conhecer os principais dados nacionais disponíveis sobre os impactos da pandemia, refletir sobre suas bases de interpretação e compartilhar experiências destacadas de países que fizeram esforços para realizar medições educacionais durante a pandemia.

A abertura e a moderação estiveram a cargo de Alejandro Vera (especialista do OREALC/UNESCO Santiago), que introduziu os desencadeadores do problema juntamente com a apresentação do "Mapeamento das informações disponíveis sobre o impacto da pandemia de covid-19 na educação", por Martín Scasso (consultor do OREALC/UNESCO Santiago).

Três experiências significativas foram então apresentadas. Mostraram como é possível coletar informações para fazer um diagnóstico dos impactos da pandemia e assim orientar as decisões políticas. Cora Steinberg (UNICEF Argentina) mostrou como é possível desenvolver uma pesquisa que dá conta da frequência com que os estudantes estão em contato com as escolas. Raquel Santos García (CEPAL) apresentou uma pesquisa aplicada na região para descobrir o impacto socioemocional da pandemia sobre os adolescentes e os jovens. Finalmente, Natalia Gónzalez Gómez (ICFES Colômbia) compartilhou os desafios de realizar avaliações de aprendizagem durante os períodos em que as escolas estavam fechadas.

A presença foi notável, com 200 participantes de mais de 20 países (Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Quênia, Luxemburgo, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai), destacando o papel regional da iniciativa. 

 

Desencadeamentos e conclusões

O intercâmbio entre os oradores ofereceu um conjunto de lições e aprendizagens que sistematizam várias conclusões sobre a situação regional.

Compreender como a produção de dados afetados pela pandemia é estratégica para lidar com os múltiplos impactos dessa emergência na educação. Hoje, quase três anos depois do início da pandemia, começamos a ver provas de seus impactos, o que nos permite enfrentar melhor os desafios políticos que temos pela frente.

Alejandro Vera, chefe da Unidade de Monitoramento e Planejamento da Educação, OREALC/UNESCO Santiago.

Nesse contexto, as informações disponíveis foram mais frequentemente orientadas para o monitoramento da continuidade pedagógica. Informações sobre várias dimensões (tais como o impacto sobre a aprendizagem de estudantes, o impacto socioemocional em estudantes, famílias e professores, e a frequência escolar antes e depois da pandemia) também começaram a ser sistematizadas.

A experiência dos países mostrou a necessidade de promover pesquisas específicas que permitam fornecer dados e informações precisas para complementar as estatísticas disponíveis. Da mesma forma, o uso de projeções de impacto foram ferramentas-chave para o planejamento educacional nos diferentes países da região.

Martín Scasso, consultor da Unidade de Monitoramento e Planejamento da Educação, OREALC/UNESCO Santiago.

O evento foi realizado no âmbito da Comunidade de Especialistas em Dados para o Planejamento Educacional, uma iniciativa conjunta entre OREALC/UNESCO Santiago e o IIPE UNESCO. Atua dentro da Rede de Especialistas em Políticas Educacionais da América Latina do IIPE UNESCO e visa promover a gestão e a disseminação do conhecimento sobre a produção e uso de informações estatísticas para o monitoramento e planejamento educacional, em formato de rede.

 

Próximos passos 

Formulário de inscrição à Comunidade: se não for membro da Comunidade de Especialistas em Dados para Planejamento Educacional e quiser se inscrever, clique neste link.

Seja parte da Rede de Especialistas em Política Educacional: se ainda não é membro da RED e deseja candidatar-se, pode fazê-lo através deste link.

Últimas publicações