Data

Uganda: "Acesso a uma educação equitativa e de qualidade"
No Dia Internacional da Educação, o IIPE UNESCO dialogou com responsáveis pelo planejamento e pela tomada de decisões em matéria de educação, a fim de conhecer suas prioridades na corrida para 2030.
George Mukose, Diretor de Educação do Ministério da Educação e Esportes de Uganda

George Mukose, Diretor de Educação do Ministério da Educação e Esportes de Uganda

George Mukose é o Diretor de Educação do Ministério da Educação e Esportes de Uganda. Como participante recente de uma formação do IIPE, ele nos diz o que precisa fazer como responsável pelo planejamento para tornar a educação mais equitativa. 

O Dia Internacional da Educação é importante para mim porque me dá a oportunidade de refletir e fazer um balanço do que tenho feito em termos de minha contribuição pessoal para o desenvolvimento da educação. É também uma via para ouvir e contribuir para o debate sobre o acesso à educação equitativa e de qualidade, que é fundamental para a transformação econômica, social e política da sociedade.

Como responsável pelo planejamento educacional, devo assegurar que o processo de planejamento seja participativo e envolva uma ampla gama de interessados em todos os níveis, com atenção ao desenvolvimento de suas capacidades. Alinhar o plano do setor com a visão geral, conduzir um diagnóstico do setor educacional, identificar estratégias e analisar tendências para superar restrições políticas, técnicas e financeiras para uma implementação efetiva.

Prestar a devida atenção às vulnerabilidades e disparidades torna a oferta de educação mais equitativa e qualitativa.

George Mukose, Diretor de Educação, Ministério da Educação e Esportes, Uganda.

O mundo precisa investir na educação porque é um direito inalienável e um bem público fundamental para o desenvolvimento político, econômico e social de qualquer sociedade. A educação ajuda a criar um mundo melhor para se viver, porque cria uma massa crítica responsável e inovadora. A educação sopra um vento de mudança sustentável para a humanidade e um caminho para melhorar a saúde, o empoderamento e a equidade.

Últimas publicações